Perto de Você Governo do Estado de Santa Catarina

Busca de Serviços Avançado

Você esta aqui: HOME NOTÍCIAS E AVISOS 8 milhões de turistas para SC

8 milhões de turistas para SC

Operação veraneio

Santa Catarina espera receber 8 milhões de turistas durante a próxima temporada de verão, um incremento de 30% em relação aos 6,2 milhões de visitantes da temporada passada. Para garantir a segurança e o conforto dos catarinenses e dos turistas durante o período, o Governo do Estado promove a Operação Veraneio 2015/2016, que contará com a mobilização de 8 mil profissionais da área de segurança e terá cobertura em 157 praias do Estado.

“Teremos um aumento significativo de visitantes no verão. Estamos nos preparando e nos estruturando para dar atenção, segurança e bem-estar a todos. Isso vai irrigar nossa economia, trazer oportunidade de empregos e de crescimento econômico para o Estado”, destacou o governador Raimundo Colombo, que nesta quarta-feira, 14, coordenou reunião com os órgãos envolvidos na Operação Veraneio.

O número de turistas esperado é resultado da soma de visitantes estrangeiros, moradores de outros estados brasileiros e também de catarinenses de outras cidades que viajam para o Litoral durante o verão. “Essa será uma das principais temporadas de verão da nossa história, resultado de fatores como a alta do dólar, o nosso bom relacionamento com países do Mercosul e também do trabalho de promoção de Santa Catarina que fizemos dentro do país”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello. O secretário apontou outros indicadores positivos para a temporada: a confirmação de 600 voos charter contra 433 da temporada passada, o crescimento de 41% na venda de pacotes da CVC para Santa Catarina e o incremento de 37% na venda de ingressos para o Parque Beto Carrero World.

O lançamento oficial da Operação Veraneio 2015/2016 será dia 16 de dezembro, na Avenida Beira-Mar Continental, em Florianópolis. O secretário adjunto da Segurança Pública, delegado Aldo Pinheiro D'Ávila, explicou que já foi realizado todo o planejamento de reforço e deslocamento de efetivo para atender a demanda prevista. Nesta temporada, serão empregados cerca 8 mil profissionais da segurança pública (veja relação abaixo). A Secretaria de Estado da Segurança Pública projeta utilizar cerca de R$ 20 milhões para pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis.

A parte operacional integrada nos diferentes órgãos de segurança começa no dia 22 de dezembro de 2015 e vai até 29 de fevereiro de 2016. No Corpo de Bombeiros, o período é maior - entre os dias 1º de outubro de 2015 e 1º de maio de 2016. “Durante a temporada mais cheia, entre dezembro e fevereiro, a mobilização é maior. Mas continuamos com o reforço mais tempo, até maio, quando ainda temos visitantes, mesmo que em menor número, porque o perigo não existe apenas quando temos grande fluxo de turistas”, explicou o comandante da corporação, coronel Onir Mocellin.

Na reunião desta quarta, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, e o presidente em exercício da Casan, Celso José Pereira, também apresentaram investimentos recentes realizados para garantir o completo abastecimento de água e luz durante a temporada de verão, com o aumento significativo da demanda. A Celesc está construindo seis novas subestações e ampliando outras 21. E a Casan está investindo mais de R$ 50 milhões em obras e ações na Grande Florianópolis e na região de Porto Belo e Bombinhas.

Também participaram da reunião o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm; e o delegado-geral da Polícia Civil em exercício, Marcos Flávio Ghizzoni Júnior.

Operação Veraneio 2015/2016

Polícia Militar
51 cidades
157 praias
35 balneários
17 estâncias hidrominerais
5.259 policiais militares
881 viaturas
5 aeronaves

Polícia Civil
32 cidades
1.159 policiais civis
2 aeronaves

Corpo de Bombeiros
37 cidades
157 praias
312 postos de guarda-vidas
275 guarda-vidas militares
1.236 guarda-vidas civis
53 embarcações
43 motonáuticas
2 aeronaves

 

 

 

Previsão por ciram.epagri.sc.gov.br

Topo
Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 - km. 5, nº 4.600
Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-1400